FISSURAS MAMILARES

O leite materno é o melhor alimento para o bebê de 0-6 meses e complementar até 2 anos ou mais. Ele é essencial, previne infecções no primeiro ano de vida, promove vinculo mãe e filho.

A longo prazo, também tem seus benefícios no desenvolvimento biológico e psíquico do indivíduo. Na fase adulta protege para o aparecimento de doenças crônicas. Porém, a amamentação não é instintiva e tão simples como parece. Nos primeiros dias de vida do recém-nascido, muitas mulheres desenvolvem lesões mamilares, conhecidos como fissuras no bico do peito, as principais queixas são ardência, dor, fisgadas e choques de baixa a alta intensidade nos mamilos durante o banho. As fissuras são (micro) lesões e/ou lesões com aspectos e profundidade distintas, levando muitas vezes ao desmame precoce. Se não tratadas no início, a tendência é piorar e evoluir para outras complicações relacionadas com as mamas. As causas mais comuns são:

– Mamas ingurgitadas (duras e cheias);

– Posição inadequada da mãe;

– Posição inadequada do bebê;

– Pega incorreta;

– Sucção com padrão e desempenho na mamada ineficaz.

 Mas, é possível prevenir as fissuras mamilares. Durante a gestação, deve-se buscar orientações sobre como preparar as mamas antes e após as mamadas, posição mãe-bebê, como posicionar o bebê na mama e perceber se esta sugando de forma efetiva. Mesmo com todas essas informações, talvez seja necessário a visita de um profissional especializado, para apoiar e ajudar a resolver dificuldades iniciais. Por exemplo, um consultor de amamentação apoia, respeita, identifica o que está prejudicando no processo de amamentação e oferece subsídios para encorajar a mãe a continuar amamentando.

Fissuras mamilares impactam na qualidade de vida da mulher

Atualmente temos o LASER, uma tecnologia que agrega valor no tratamento de fissuras mamilares, reduz o tempo terapêutico, melhorando a qualidade de vida da mulher desde a primeira aplicação. Na maioria das vezes a recém-mãe fica triste por esta nesta condição. É importante ficar calma e saber que seu leite é a fonte de alimento do seu bebê, rico em água, nutrientes, gorduras, vitaminas, garante imunidade, econômico, temperatura ideal e cheio de amor. O poder está em você, acredite e confie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *