E necessário visitar a Maternidade antes do bebê nascer?
É o ideal, durante as consultas do pré-natal converse com seu médico e peça indicação de Hospital Maternidade, e antes do nascimento do bebê, entre em contato com o Hospital e solicite uma visita para conhecer a estrutura, as acomodações e os demais serviços, tire dúvidas sobre alojamento conjunto, horários de visitas e quantidade de pessoas por horário. Tirou todas as dúvidas? agora é só esperar a chegada do bebê.
Preparando a mala da mamãe
Está chegando a hora de arrumar a mala? E o mais importante, não esquecer nada!
Anote tudo o que precisa levar para a maternidade, no dia seguinte leia a anotação e verá que faltou algo, acrescente e faça a releitura até o dia do preparo da mala, dessa forma as chances de esquecer alguma coisa é mínima. O que não pode faltar na sua mala.
– Camisolas de amamentação
– Sutiãs de amamentação
– Calcinhas de cintura alta de preferência de algodão
– Itens de higiene (sabonete, escova de dente, creme dental, fio dental, absorventes higiênicos, desodorante para axilas)
– Chinelo de borracha
– Roupas confortáveis (bata, vestido, calça e etc) sapato confortável e antiderrapante.
Quais documentos e exames levar para a maternidade?
Já preparou a mala? Então, organize os seguintes documentos em uma pasta:
– Carteirinha do plano de saúde (convênio);
– Cartão SUS (se não tem, dirija-se a policlínica mais próxima de sua casa);
– RG e CPF;
– RG e CPF do pai do bebê;
– Certidão de casamento (se casado) ou certidão de separação ou divórcio (necessário para o preenchimento do Documento de Nascidos Vivo – DN, aquele documento que precisamos para registrar o bebê);
– Cartão do pré-natal;
– Exames de laboratório realizados durante o último trimestre;
– Informe a equipe médica e de enfermagem, se faz algum tratamento de doença: exemplo: hipotireoidismo, hipertensão, diabetes, doença sexualmente transmissível, etc. Faz ou fez uso de medicamentos durante a gestação? quais. É alérgica a alimentos ou alguma medicação? Entre outros.
Quanto mais informações a equipe de saúde, mais segurança para você e seu bebê.
Preparando a mala do bebê
Geralmente a mamãe e bebê ficam internado de 2 a 3 dias. Uma das formas de vestirem seu bebê conforme sua escolha, é organizando os kits roupinha em saquinhos por dia. Exemplo: Kit 1º dia, Kit 2º dia e Kit 3º dia.
Kit1º e 2º – Hora do banho:
– 1 body, 1 calça ou mijão, 1 macação, 1 par de luvas e meias, touca se frio
– 1 fralda descartável (geralmente tamanho recém-nascido)
– Kit escova e pente para bebê
Com os 3 kits montados, também é importante levar peças de roupas avulsas para o bebê. Exemplo: 2 body, 2 calças, 2 macação, pares de luvas e meias. Levar 1 pacote pequeno de fralda descartável (tamanho RN),1 pacote de lenço umedecido neutro,1 sabonete líquido neutro, 2 toalhas fraldas, aquelas que não machucam a pele do bebê, 4 toalhinhas de boca, 2 fraldas de pano, 2 mantas (durante as estações primavera e verão) e 1 manta e 1 coberto (durante as estações outono inverno).
O Kit 3º contém a saída de maternidade, a roupinha escolhida com muito amor para sua princesa ou seu príncipe usar no dia da alta-hospitalar.
OBS: Os hospitais geralmente disponibilizam algodão, cotonetes e álcool 70%, o importante é confirmar essa informação durante a visita prévia no Hospital Maternidade de escolha. Caso não disponibilize, acrescente esses itens na mala do seu bebê.
Primeiro banho do recém-nascido
A hora do banho do recém-nascido no ambiente hospitalar, dependerá do Protocolo definido pela equipe de Pediatria. Uma das considerações mais importantes na limpeza da pele do recém-nascido é a preservação do manto ácido da pele, que é formado na camada superior da epiderme contendo suor, gordura superficial, produtos metabólicos, líquido amniótico, micro-organismo, e esse manto ácido na pele do recém-nascido logo após o parto tem efeitos bacteriostáticos, por isso a importância do banho ser apenas com água morna e sabão com PH neutro. Além disso a hora do banho fornece à enfermeira uma oportunidade de envolver os pais no cuidado do recém-nascido, ensinar a temperatura adequada da água, procedimentos corretos de higiene, limpeza do coto umbilical, genitália e observar as características individuais do recém-nascido.
Porque as fezes do bebê são tão escuras? É normal?
Sim, é normal! O mecônio (fezes do recém-nascido) é um liquido viscoso esverdeado composto por secreções gastrointestinais, bile, suco pancreático, muco, sangue, lanugo deglutido e vernix. Por isso a cor escura nos primeiros dias.
O bebê tem hora para mamar?
Nos primeiros dias a mamãe fica desgastada, o sono fica bagunçado, o cansaço aumenta, não sabe identificar se o bebê está satisfeito ou quer somente o aconchego. A melhor hora é quando o bebê demonstra interesse em mamar, conforme vai crescendo, cria seu próprio ritmo Vale ressaltar, que a avaliação da mamada, pega e posicionamento são fundamentais, facilitando e tornando as mamadas mais efetivas para a mãe-bebê.
Já ouviu falar em doença hemorrágica do recém-nascido (HDN)?
A futura mamãe ingere vitamina K na alimentação durante a gestação, essa vitamina costuma passar pela placenta, mas nem sempre a quantidade é suficiente. O corpo tem baixa capacidade em armazenar essa vitamina e ela ajuda o sangue a coagular, por isso ao nascer é administrado a vitamina K no seu filho na maternidade, com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido.
A doença é causada pela deficiência de vitamina K, fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas no processo de coagulação sanguínea.
A futura mamãe ingere vitamina K na alimentação, mas nem sempre a quantidade é suficiente. O corpo tem baixa capacidade em armazenar essa vitamina, por isso, o recém-nascido recebe uma dose de vitamina K na maternidade com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido.
Quais vacinas são administradas na maternidade?
O recém-nascido deve receber na maternidade as vacinas contra a hepatite B e tuberculose (BCG). As demais vacinas, devem seguir conforme o Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, são gratuitas e estão disponíveis nas policlínicas da sua cidade.
OBS: Seu bebê nasceu prematuro? Consulte o Pediatra para orientações sobre o Calendário Nacional de Imunizações.